quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

PROJETO DO VLT EM GOIÂNIA


O consórcio formado pela Odebrecht Transport e a Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC), empresa que opera as linhas de ônibus na capital e região, venceu a licitação para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no Eixo Anhanguera, em Goiânia. A licitação foi realizada na manhã desta segunda-feira (9) e apenas o grupo demonstrou interesse na obra, orçada em R$ 1,3 bilhão.O consórcio, denominado Mobilidade Anhanguera, terá dois anos para realizar as obras e 35 anos para explorar o serviço. O presidente do Grupo Executivo do VLT, Carlos Maranhão,  estima que as obras tenham início no final de janeiro e terminem dois anos depois, em 2016.
Para a implantação do metrô de superfície, os terminais e plataformas dos 14 quilômetros da avenida serão reconstruídos. Dos 53 cruzamentos existentes, 18 devem ser fechados para garantir a velocidade do novo sistema. Com isso, entre uma ponta a outra da linha, cada viagem deve ficar 20 minutos mais rápida.
A obra de mobilidade deverá gerar um incremento de 30% no número de pessoas transportadas. "Vamos passar de 9 mil para 12 mil passageiros por hora", disse Carlos Maranhão, que destacou que a obra prevê uma sinalização controlada de modo a priorizar o VLT, ou seja, sem suprimir semáforos, mas privilegiando o transporte público que passa pelo maior eixo coletivo da capital.

O VLT de Goiânia contará com 30 composições e de dois vagões. Cada um transportará 300 pessoas e as partidas ocorrerão a cada três minutos. Atualmente, os ônibus biarticulados que circulam pelo Eixo Anhanguera transportam cada um cerca de 200 passageiros por hora, enquanto os dois vagões vão levar 600 por viagem.